Direito empresarial: quando contratar um especialista para sua empresa?
Essencial para o bom funcionamento das empresas, o direito empresarial auxilia não só em questões jurídicas, mas em estratégias também. Entenda.
O direito empresarial é uma necessidade para as empresas, principalmente no Brasil, onde existe uma infinidade de leis e normas, que são criadas em grande velocidade.
Estar protegido de todas elas, assim como seguí-las corretamente, além de evitar problemas, poupa dinheiro e oferece uma vantagem competitiva no mercado, de modo a ganhar credibilidade e novas oportunidades de negócios.
Para obter esses benefícios, no entanto, é preciso contar com advogados especialistas em direito empresarial, que trabalhem com excelência e de forma ética.
Confira nesse artigo o que é esse nicho do direito e qual a hora certa de investir nele. Continue a leitura.
O direito empresarial é uma vertente do direito privado, que trabalha para organizar as empresas e seus processos legais.
Diferente de outros ramos do direito, que são contratados para resolver questões já em andamento, este, por sua vez, trabalha para prevenir problemas e manter a companhia atualizada perante as leis, garantindo que está seguindo todas elas.
É nessa vertente do direito que são criadas normas e padronizações para que contratos, títulos de crédito e propriedade industrial e intelectual dos empreendimentos sejam realizados e cumpridos adequadamente, além de suas atividades comerciais gerais.
Dessa forma, ele é essencial para garantir que o funcionamento das organizações esteja seguindo a legislação corretamente, e é necessário à qualquer empresa, de todos os tamanhos, sobretudo em um país onde 86% das empresas possuem irregularidades fiscais.
Essa é uma dúvida muito recorrente quando os gestores escutam sobre o direito empresarial. Confira as principais ocasiões nas quais é necessário ter um advogado especializado nesse nicho.
Um erro muito comum dos gestores no Brasil é contratar um advogado empresarial apenas quando os problemas e pendências com as leis surgem.
Esse nicho do direito deve fazer parte da empresa desde a sua criação, de forma a agregar em todas as atividades comerciais e legais da organização.
Inclusive, esse especialista pode auxiliar em questões como a escolha dos melhores regimes de sociedade e tributação, de forma a evitar brigas, gastos a mais e pagamento indevido de impostos.
Outro fator importante é relacionado à elaboração de documentos, principalmente os contratos, que passarão por esse especialista, evitando erros, falhas e problemas futuros.
O Brasil é um país com abundância de leis e normas que mudam rapidamente. É desafiador para o responsável pelo negócio ter que se preocupar com mais essa questão.
Por isso, para ter certeza de que todas as leis, até mesmo as mais novas, que surgiram na pandemia, estejam sendo seguidas, é preciso contar com a assessoria do advogado especializado em direito empresarial.
Essa questão é vista como novidade por muitos donos de empresas, que até então não sabiam que um advogado empresarial pode auxiliar na tomada de decisão e escolhas da organização.
No entanto, graças ao vasto conhecimento e experiência, o especialista em direito empresarial pode ajudar trazendo dados e insights para que os administradores possam escolher os melhores caminhos sempre.
É comum que gestores e seus sócios pensem primeiro na questão financeira de seus negócios, de modo que nem sempre conhecem totalmente a legislação do setor, podendo tomar decisões incorretas perante a lei.
Certamente, contar com um especialista em direito empresarial pode fazer toda a diferença em uma empresa. Entre em contato conosco e conheça nossos especialistas, assim como nosso modelo de trabalho.